dezembro 28, 2010

Boas (ótimas) festas!

Como eu esperava, tive um natal maravilhoso: família reunida em volta da lareira ou do fogão o dia todo, fosse conversando, fosse cozinhando para a noite do dia 24. Muitas fotografias, histórias de família, histórias de outras famílias, brincadeiras e risadas constantes marcaram esta data tão importante para mim. Bem diferente do que acontece no Brasil, o nosso natal não foi uma preparação para a ceia, meia noite e troca de presentes. Foi união. Foi afinidade. Foi cumplicidade. O tempo todo! Desde que chegamos à fria e úmida Golegã (lembrei-me bastante, claro, das friacas pelotenses de julho), na manhã do dia 24, até o exato momento de voltarmos para casa, na manhã do dia 27.

Não preciso nem comentar que comi demais, né? A comilança faz parte do protocolo natalino...

Ave Maria

Além de todas as alegrias que eu vivi no feriado mais lindo do ano, fui presenteada pelos Filipes com um passeio à Fátima! Lá fomos nós, na manhã congelante do dia 26 (0 ºC), subir a serra de Santarém até chegarmos ao imponente Santuário.
Para quem não sabe, Nossa Senhora de Fátima foi a escolhida pela Bebé para ser minha madrinha do céu. Assim como a minha Bebezinha e a minha avó, sempre tive grande fé na força e no poder dessa santa maravilhosa, que nunca me desamparou. Em razão disso é que, independente dos discursos céticos que acompanham a história dos milagres e das aparições (e que, diga-se, eu não deixo de reconhecer alguma razão), conhecer o seu santuário foi mesmo uma alegria enorme pra mim!

A fé das pessoas, a beleza das edificações e a magia que envolve a história de Nossa Senhora de Fátima e os pastorinhos arrepiam desde o primeiro contato. Como tínhamos um pouco de pressa e fomos com o propósito exclusivo que eu conhecesse o Santuário, não pude sentar e orar como gostaria... Mas a gratidão que tomou conta de mim no interior da Basílica do Rosário ficará para sempre no meu coração.
Acredito que o encanto só não foi maior pela outra realidade ali presente: o comércio católico. Irrita-me DEMAIS o modo como a igreja pede esmolas e a contribuição econômica dos fieis, com inúmeros propósitos. Se Jesus visse o mercenarismo das vendas de velas para o cumprimento de promessas, de imagens de Nossa Senhora de tudo quanto é tamanho e forma, de terra de Fátima (pela bagatela de DOIS euros, oh my God!)... acho que ficaria triste (sim, já li o Novo Testamento).
Ainda assim, e mesmo não sendo católica, os momentos gelados que vivi em Fátima foram únicos! Lindos!

O futuro já começou!

Engraçado como, desde sempre, a semana que antecede a passagem de ano é como se fosse vivida no futuro. Pelo menos para mim. Eu penso e ajo como se já estivesse no ano que está por vir... E reflito sobre o que passou.
No post em que falei sobre 2009 ter sido um ano marcado por muitas mudanças na minha vida, em todos os aspectos, desejei que 2010 fosse o melhor ano de todos. Oxalá meus pedidos sejam atendidos novamente para 2011, porque 2010 foi, sem dúvidas, O MELHOR ANO DE TODOS!
Cresci, realizei sonhos, ri muito, amei muito mais... Tive carinho, tive compreensão, tive amor. Fui feliz! Comportei-me bem direitinho, e faço jus à continuação dessa onda de bons momentos nos anos que virão.
Quero um 2011 recheado de saúde, amor, carinho, diversão, comprometimento, reconhecimento, satisfação, fé e plenitude! Êxito em tudo, sempre!

Se conselho fosse bom, eu vendia, né? Então fica o apelo: Reflitam! Meditem! Orem! Agradeçam!

Dias muito melhores (sim, ainda melhores) estão sempre por vir... Acreditem! QUE VENHA 2011, ESSE LINDO!!!


(amanhã, vou para Viana do Castelo com a Isabel, encontrar meus primos. A passagem de ano será em Braga, com a maioria dos Champlantãs reunida na casa da Tizinha, para minha graça e felicidade! De lá, seguirei rumo a Vinhais... Período de estudos. Volto para Lisboa antes dos exames. Cuidem-se e se comportem neste reveillon! Alegria, alegria!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário